Evangelio del día – Lectio Divina San Mateo 25, 1-13

Lectio Divina 
1 de Septiembre de 2023
Viernes XXI Semana Tiempo Ordinario
Edilto Cuna desdes Moçambique ✍🏻🇲🇿

Invocación al Espíritu Santo 🕊️

Espírito Santo, iluminai o meu ser para que eu possa entender a Tua mensagem e colocá-la em prática!

1. Lectura del santo Evangelio según san Mateus 25, 1-13 📖

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, foram ao encontro do esposo. Cinco eram insensatas e cinco eram prudentes. As insensatas, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo, enquanto as prudentes, com as lâmpadas, levaram azeite nas almotolias. Como o esposo se demorava, começaram todas a dormitar e adormeceram. No meio da noite ouviu-se um brado: ‘Aí vem o esposo; ide ao seu encontro’. Então, as virgens levantaram-se todas e começaram a preparar as lâmpadas. As insensatas disseram às prudentes: ‘Dai-nos do vosso azeite, que as nossas lâmpadas estão a apagar-se’. Mas as prudentes responderam: ‘Talvez não chegue para nós e para vós. Ide antes comprá-lo aos vendedores’. Mas, enquanto foram comprá-lo, chegou o esposo: as que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial; e a porta fechou-se. Mais tarde, chegaram também as outras virgens e disseram: ‘Senhor, senhor, abre-nos a porta’. Mas ele respondeu: ‘Em verdade vos digo: Não vos conheço’. Portanto, vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora».

Palavra da salvação.

Lectura. ¿Qué dice el texto?

Nesta leitura, Jesus conta-nos a parábola das dez virgens que foram ao encontro do seu esposo, onde cinco eram prudentes e outras cinco não, pois todas as virgens levaram as lâmpadas porém as imprudentes não levaram o azeite porque pensavam que o esposo não fosse demorar.

2. Meditación. ¿Qué nos dice el texto?

Podemos interpretar esta mensagem indo à realidade de hoje onde podemos ver a lâmpada como a nossa vivência como cristãos, a nossa comunhão com Cristo. E o azeite como o combustível, o alimento da nossa vivência com Cristo, o que faz com que nós estejamos em comunhão com Deus em diversas situações. A fé nos fortifica para sermos capazes de enfrentar situações difíceis, de dúvida e de incerteza. Por isso precisamos alimenta-la com orações constantes (azeite). As virgens prudentes podem ser comparadas com os que oram, vigiam, estão preocupados com a Igreja, seguem a Igreja. Enquanto que as imprudentes com os que se preocupam com as coisas mundanas. Jesus vem dizer-nos que devemos cultivar a nossa fé e viver em comunhão com Deus e com o próximo pois, quem se ocupa com coisas do mundo se esquece de colocar combustível na sua lâmpada (alimentar a sua fé) e fica desprevenido e, perante tribulações, doenças pode cair e até dar contra testemunho. Devemos alimentar a nossa fé pois a vida na terra é breve e nós caminhamos para a eternidade onde o noivo nos espera.

3. Oración

Obrigado Jesus pelos ensinamentos. Ajudai-me a alimentar a minha fé através da oração e a vigiar, a estar atento aos sinais!

4. Contemplación 

¿Cómo interiorizamos la Palabra de Dios?

Repetir várias vezes e com voz suave a frase:
Vigiar e orar! Vigiar e orar!_

5. Acción. ¿A qué me comprometo con Dios?

Comprometo-me a alimentar a minha fé através de orações diárias e a ser paciente para com o meu próximo.

Acerca de Ramón Pané

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Marcos 1, 40-45

Lectio Divina Jueves 16 de enero de 2025 Jueves I Semana Tiempo Ordinario Mario Jerónimo …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí