Lectio Divina por Árysson Magalhães de Brasil
Oração ao Espírito Santo
Espírito Santo Consolador,
concedei-me o dom da fortaleza.
Fortalecei minha alma para superar as dificuldades de cada dia,
os tormentos das perseguições e as insídias do maligno.
Ajudai-me a ser forte em meio às fraquezas espirituais,
para que eu seja sinal de Teu amor e bondade.
Espírito Santo de Luz,
concedei-me o dom da sabedoria.
Que eu tenha o discernimento necessário
para distinguir o mal do bem,
a mentira da verdade,
a guerra da paz.
Que Tua santa sabedoria ilumine
os espaços confusos de minha alma.
Espírito Santo Paráclito,
concedei-me o dom do entendimento,
para que eu compreenda corretamente
a vontade do Pai Celestial para minha vida.
Dai-me entender o próximo com amor,
misericórdia e paz. Que eu compreenda, com todo meu ser,
o amor de Cristo Jesus por mim e pela humanidade.
Evangelho Mateus 9, 35 -10,1.6-8
Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
Enviou-os com as seguintes recomendações: “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”
1 – Leitura – De que fala o texto?
O texto de hoje mostra Jesus, na sua missão se compadece do seu povo e compassivo com o povo sofrido, abatido, como ovelhas que não têm pastor orienta aos seus discípulos a rezarem a Deus para que envie mais operários à messe.
2 – Meditação – O que fala o texto?
Estar como ovelha sem pastor é estar abandonado, vulnerável, sem referência e exposto a todo tipo de perigo. Jesus vê a necessidade de que muita coisa seja feita em benefício do povo sofrido; com isso, Jesus convoca os discípulos para a missão sendo que antes precisam se fortalecer com a oração, das preces a fim de que Deus envie mais operários à messe para multiplicar a graça de Deus na Vida Humana. Compaixão é um sentimento que transmuta o sofrimento humano e só se compadece do outro aquele que é bom, aquele em que se é tornado vivo os mesmo sofrimentos Cristo.
3 – Oração
Senhor da Messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu Forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.Senhor, que a messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos (as) e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas e juvenistas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder “SIM”. Amém.
4 – Contemplação
“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” Mt 9, 37-38
5 – Ação
Antes de iniciar a evangelização precisamos reconhecer que temos um pastor que nos oferece o melhor para nós e termos intimidade com ele para nos enchermos da sua graça e assim, plenificarmos o nosso discipulado e sermos como O Cristo compassivo, misericordioso na vida dos nossos irmãos.