Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 28, 8-15

Lectio Divina por P. Lima de Deus do Brasil

WhatsApp Image 2017-04-16 at 9.16.01 PM

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Invoquemos o Espírito Santo.

“Vem, Espírito Santo toma o meu corpo para Teu templo.
Vem, e fique sempre comigo.

Dá-me profundo amor ao sacratíssimo coração de Jesus, afim de servi-lo de todo o coração, com toda a minha alma e com todas as minhas forças

Consagro-Te todas as faculdades de minha alma e de meu corpo.
Domina todas as minhas paixões, emoções, sentimentos.
Recebe a minha inteligência e a minha vontade, minha memória e minha fantasia.

Ó Espírito Santo de amor.
Da-me rica medida de Tua graça eficaz, dá-me a plenitude de todas as virtudes.
Aumenta a minha fé, fortalece a minha esperança, aumenta a minha confiança, inflama meu amor.

Concede-me os Teus 7 dons, Teus frutos e bem-aventuranças.
Santíssima Trindade, que minha alma seja Teu templo, ó fogo do espírito consolador, vida da vida de toda criatura.

És Santo, dás vida a toda beleza.
És Santo, Tu te dignas reconfortar com Teu óleo os que estão perigosamente abatidos.
És Santo!

Enxugas os ferimentos menos limpos, ó sopro de caridade, ó proteção de vida, esperança para todos os membros da igreja reunidos.
Ó refúgio de beleza: Salva os bem-aventurados.
Guarda, os que os inimigos fez cativos, Liberta os que estão acorrentados, e que o Divino Poder quer, no entanto, salvar.

Fazes andar as nuvens.
Fazes o ar percorrer os espaços, dos rochedos brotar a água, correr a água em riachos e até residir Seu manto de verdura.

Origem: http://oracoespoderosas.info/oracao-do-espirito-santo/

Leitura do Santo Evangelho.

Alegrai-vos! – Mt 28,8-15
E saindo às pressas do túmulo, com sentimentos de temor e de grande alegria, correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, o próprio Jesus veio-lhes ao encontro e disse: “Alegrai-vos!” Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração. Jesus lhes disse: “Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão”.
Quando foram embora, alguns da guarda entraram na cidade e comunicaram aos sumos sacerdotes o que tinha acontecido. Reunidos com os anciãos, deliberaram dar bastante dinheiro aos soldados; e instruíram-nos: “Contai o seguinte: ‘Durante a noite vieram os discípulos dele e o roubaram, enquanto estávamos dormindo’. E se isso chegar aos ouvidos do governador, nós o tranquilizaremos, para que não vos castigue”. Eles aceitaram o dinheiro e fizeram como lhes fora instruído. E essa versão ficou divulgada entre os judeus, até o presente dia.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Alegrai-vos!” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, para compreender melhor sua mensagem. Durante a leitura, destaque os verbos e os personagens que aparecem no texto. No Evangelho de hoje, lemos o relato da ressurreição de Jesus: as mulheres vão ao túmulo, e lá o próprio Jesus vai ao encontro delas. Ao vê-lo, as mulheres sentiram uma grande alegria. Que outros elementos você identifica no texto? Qual é o seu tema central?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? A alegria do Ressuscitado impulsiona as mulheres ao anúncio de que Jesus está vivo. O que, no Evangelho de hoje, mais lhe chamou atenção? Que mensagem você sentiu que Jesus direciona a você? Leia o texto novamente e faça a sua meditação com a Palavra.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A ressurreição de Jesus é a vida nova que Deus nos dá, bem como nos dá a certeza da vida eterna. Faça a sua oração renovando a sua fé no Filho de Deus, com a oração do credo.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude de vida nova em Jesus Cristo você deseja assumir hoje?

Ação: o que posso fazer? Podemos abençoar nosso irmão com a seguinte oração de benção:
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Comentário:

Segunda-feira das Santas Mulheres, na oitava da Páscoa, que são os oito primeiros dias do Tempo Pascal, celebrados como o dia do Senhor Ressuscitado. Hoje o evangelista São Mateus nos dá o seu testemunho da ressurreição. Ele nos conta como Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, encontraram-se com Jesus. Estavam saindo do sepulcro vazio, onde o anjo lhes tinha dito que Jesus não estava porque tinha ressuscitado. Elas se ajoelham em adoração e Jesus lhes dá a missão de anunciar aos discípulos que se encontrem com ele na Galileia. No coração das mulheres há um misto de temor e alegria. Prostram-se e adoram. Recebem uma missão de anúncio. Ele será visto na Galileia, onde tudo começou. Entretanto, os guardas do túmulo contam aos sacerdotes o que aconteceu e são pagos para dizer que os discípulos roubaram o corpo. A corrupção entra em cena. Os guardas são pagos para mentir.

Amém! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado.

 

Acerca de Padre José de Lima

PADRE JOSÉ DE LIMA. NASCIDO EM 08/11/1975.

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 1, 1-17

Lectio Divina Martes, 17 de Diciembre de 2024 III Semana de Adviento Ciclo C Hugo …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí