Lectio Divina por P. Lima de Deus do Brasil
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Invoquemos o Espírito Santo.
“Vem, Espírito Santo toma o meu corpo para Teu templo.
Vem, e fique sempre comigo.
Dá-me profundo amor ao sacratíssimo coração de Jesus, afim de servi-lo de todo o coração, com toda a minha alma e com todas as minhas forças
Consagro-Te todas as faculdades de minha alma e de meu corpo.
Domina todas as minhas paixões, emoções, sentimentos.
Recebe a minha inteligência e a minha vontade, minha memória e minha fantasia.
Ó Espírito Santo de amor.
Da-me rica medida de Tua graça eficaz, dá-me a plenitude de todas as virtudes.
Aumenta a minha fé, fortalece a minha esperança, aumenta a minha confiança, inflama meu amor.
Concede-me os Teus 7 dons, Teus frutos e bem-aventuranças.
Santíssima Trindade, que minha alma seja Teu templo, ó fogo do espírito consolador, vida da vida de toda criatura.
És Santo, dás vida a toda beleza.
És Santo, Tu te dignas reconfortar com Teu óleo os que estão perigosamente abatidos.
És Santo!
Enxugas os ferimentos menos limpos, ó sopro de caridade, ó proteção de vida, esperança para todos os membros da igreja reunidos.
Ó refúgio de beleza: Salva os bem-aventurados.
Guarda, os que os inimigos fez cativos, Liberta os que estão acorrentados, e que o Divino Poder quer, no entanto, salvar.
Fazes andar as nuvens.
Fazes o ar percorrer os espaços, dos rochedos brotar a água, correr a água em riachos e até residir Seu manto de verdura.
Origem: http://oracoespoderosas.info/oracao-do-espirito-santo/
Leitura do Santo Evangelho.
Alegrai-vos! – Mt 28,8-15
E saindo às pressas do túmulo, com sentimentos de temor e de grande alegria, correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, o próprio Jesus veio-lhes ao encontro e disse: “Alegrai-vos!” Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração. Jesus lhes disse: “Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão”.
Quando foram embora, alguns da guarda entraram na cidade e comunicaram aos sumos sacerdotes o que tinha acontecido. Reunidos com os anciãos, deliberaram dar bastante dinheiro aos soldados; e instruíram-nos: “Contai o seguinte: ‘Durante a noite vieram os discípulos dele e o roubaram, enquanto estávamos dormindo’. E se isso chegar aos ouvidos do governador, nós o tranquilizaremos, para que não vos castigue”. Eles aceitaram o dinheiro e fizeram como lhes fora instruído. E essa versão ficou divulgada entre os judeus, até o presente dia.
Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Alegrai-vos!” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, para compreender melhor sua mensagem. Durante a leitura, destaque os verbos e os personagens que aparecem no texto. No Evangelho de hoje, lemos o relato da ressurreição de Jesus: as mulheres vão ao túmulo, e lá o próprio Jesus vai ao encontro delas. Ao vê-lo, as mulheres sentiram uma grande alegria. Que outros elementos você identifica no texto? Qual é o seu tema central?
Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? A alegria do Ressuscitado impulsiona as mulheres ao anúncio de que Jesus está vivo. O que, no Evangelho de hoje, mais lhe chamou atenção? Que mensagem você sentiu que Jesus direciona a você? Leia o texto novamente e faça a sua meditação com a Palavra.
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A ressurreição de Jesus é a vida nova que Deus nos dá, bem como nos dá a certeza da vida eterna. Faça a sua oração renovando a sua fé no Filho de Deus, com a oração do credo.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude de vida nova em Jesus Cristo você deseja assumir hoje?
Ação: o que posso fazer? Podemos abençoar nosso irmão com a seguinte oração de benção:
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Comentário:
Segunda-feira das Santas Mulheres, na oitava da Páscoa, que são os oito primeiros dias do Tempo Pascal, celebrados como o dia do Senhor Ressuscitado. Hoje o evangelista São Mateus nos dá o seu testemunho da ressurreição. Ele nos conta como Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, encontraram-se com Jesus. Estavam saindo do sepulcro vazio, onde o anjo lhes tinha dito que Jesus não estava porque tinha ressuscitado. Elas se ajoelham em adoração e Jesus lhes dá a missão de anunciar aos discípulos que se encontrem com ele na Galileia. No coração das mulheres há um misto de temor e alegria. Prostram-se e adoram. Recebem uma missão de anúncio. Ele será visto na Galileia, onde tudo começou. Entretanto, os guardas do túmulo contam aos sacerdotes o que aconteceu e são pagos para dizer que os discípulos roubaram o corpo. A corrupção entra em cena. Os guardas são pagos para mentir.
Amém! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado.