ROTEIRO PARA LECTIO DIVINA
Autor: Adriano Israel Ceará-Mirim/ RN
27 DE SETEMBRO DE 2016
Texto Bíblico: Lc 9, 51-56
1º PASSO: LeituraO que diz o texto?
Próximo de cumprir sua missão, Jesus decide firmemente voltar a Jerusalém. Manda mensageiros à sua frente para preparar a hospedagem. Mas os samaritanos não o quiseram receber por saber que ele ia a Jerusalém.
Tiago e João então pergunta a Jesus se eles podiam mandar descer fogo do céu sobre os samaritanos. Ele os repreende e seguem para um outro povoado.
2º PASSO: Meditação O que o texto diz para mim?
De imediato me chama a atenção a firmeza com que Jesus decide cumprir sua missão, ao voltar para Jerusalém. Lembro-me da passagem da transfiguração onde Pedro fala: “Mestre, é bom estarmos aqui”. Não podemos nos acomodar com nossa atual situação de vida, mas sempre buscar cumprir a vontade de Deus em nossas vidas.
- Reconheço qual o propósito de Deus para minha vida? O que tenho feito para realizá-lo?
- Sou capaz de abrir mãos de algumas vontades minha para fazer a vontade de Deus?
- Quando alguém não atende minhas reivindicações, busco vingança ou consigo perdoar?
3º PASSO: OraçãoO que digo a Deus?
Continua me chamando a atenção tua firme decisão de cumprir aquilo que era tua missão. Como Deus podia a qualquer momento desistir de nos, principalmente por ver quanto somos frágeis em aceitar os teus ensinamentos. Mesmo assim, seguistes adiante. Muito obrigado, Senhor, por tudo que fizestes por nos. Que saibamos reconhecer este sacrifício de amor vivendo em plenitude aquilo que espera de cada um de nós.
Intercedo por aqueles que ainda não descobriram a que foram chamados, que possam deixar o Senhor agir em cada um e descubram uma vida nova em Ti.
4º PASSO: Contemplação Como interiorizo a mensagem?
“Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém” (v.51)
Que nós tenhamos também esta firmeza em nossas decisões, principalmente quando tomadas segundo a vontade de Deus
5º PASSO: Ação Com o que me comprometo?
- Colocar em oração uma decisão importante que tenha que tomar e ouvir o que Deus orienta;
- Evitar o confronto e praticar o perdão nas vezes em que nossas demandas não são atendidas e buscar soluções alternativas.