Lectio Divina por Edilto Cuna do Maputo, Moçambique
0. INVOCAÇÃO DO ESPIRITO SANTO
Vem Espírito Santo. Iluminai a minha mente para que eu possa perceber a tua mensagem!
EVANGELHO Lc 5, 33-39
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, os fariseus e os escribas disseram a Jesus: «Os discípulos de João Baptista e os fariseus jejuam muitas vezes e recitam orações. Mas os teus discípulos comem e bebem». Jesus respondeu-lhes: «Quereis vós obrigar a jejuar os companheiros do noivo, enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo lhes será tirado; nesses dias jejuarão». Disse-lhes também esta parábola: «Ninguém corta um remendo de um vestido novo, para o deitar num vestido velho, porque não só rasga o vestido novo, como também o remendo não se ajustará ao velho. E ninguém deita vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo acaba por romper os odres, derramar-se-á e os odres ficarão perdidos. Mas deve deitar-se vinho novo em odres novos. Quem beber do vinho velho não quer do novo, pois diz: ‘O velho é que é bom’».
Palavra da salvação.
1. LECTURA. QUÉ DICE EL TEXTO
Os fariseus e escribas criticam a Jesus por não estar a Jejuar segundo a lei no Antigo Testamento. Os fariseus e escribas olharam apenas para a antiga lei que não foi cumprida e não perceberam a alegria de um novo tempo.
2. MEDITACIÓN
Muitas vezes criticamos muito. Jesus vem sublinhar a prática vinda do fundo do coração pois, fazer algo só por fazer não nos edifica nem nos ajuda na caminhada para Deus.
3. CONTEMPLACIÓN
Jesus não vem para condenar nem castigar mas libertar e acolher!
4. ORACIÓN
Senhor, abre a minha mente e o meu coração para perceber e colocar em prática a Boa nova trazida por Jesus.
5. ACCIÓN
Proponho-me a estar atento à Boa Nova de Cristo, difundir e coloca-la em prática!