Lectio Divina
Por P. Árysson de Brasil✍ 🇧🇷
INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Santo Espírito de Deus, vinde sobre mim, sobre minha casa e sobre todos nós. Que a Vossa Luz Divina nos ilumine, retirando de nós toda a raiva e toda a escuridão.
Vós, que sois a alma da Igreja, vinde e renovai, a fim de que ela seja sempre testemunha do Teu Reino de Amor. Vossa força nos ajude nos momentos em que a fraqueza quiser ocupar espaço em nossas vidas.
TEXTO BÍBLICO: Lc 14, 12-14
Naquele tempo, dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.
LEITURA
Neste último dia do mês de outubro, temos como pano de fundo, um momento de refeição na casa de um dos chefes dos fariseus e na ocasião, Jesus evangeliza dizendo que de nada adianta fazer as coisas com segundas intenções, isto é, fazer o bem somente àqueles que têm algo a oferecer. Jesus chama a atenção para fazer o bem às pessoas que são indignas de ser ‘amadas’ porque não têm nada a oferecer, ou seja, os preferidos de Jesus.
MEDITAÇÃO
Na narração de hoje, Jesus nos pede para deixar de lado as relações de convenção, pois são relações rasas e passageiras porque só dura enquanto se tem algo a oferecer. Devemos alicerçar as amizades na gratuidade. Fazer o bem ao menos afortunado é nutrir o amor que é sólido, o amor que ama por primeiro e assim como Jesus, doa a vida, persevera na fé e espera a retribuição que vem de Deus. “Quem dá ao pobre empresta a Deus”.
ORAÇÃO
Senhor Jesus, dai-nos a graça de amar as pessoas que não tem nada a oferecer de maneira livre e como agentes de transformação, mudar positivamente a vida de todos para que tenhamos a graça da ressurreição.
CONTEMPLAÇÃO
“Onde o amor e a caridade, Deus aí está!”
AÇÃO
Fazer o bem é caminho para a felicidade. Sugiro escolher uma das obras de misericórdia e colocá-la em prática.