Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 12, 13-21

ROTEIRO DE LECTIO DIVINA
👤 Adriano Israel – Ceará-Mirim/RN 🇧🇷
SEGUNDA-FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM 🟢 – ANO B (21/10/2024)

🕊️ INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Espírito Santo, vinde em meu auxílio durante este encontro contigo. Possa abrir os meus olhos, os meus ouvidos, o meu coração para acolher o que é do teu agrado em minha vida. Afaste de mim tudo aquilo que possa facilitar que eu venha a tirar a atenção de Ti. Amém.

📄TEXTO BÍBLICO
Evangelho segundo São Lucas 12, 13-21

13Um homem que estava no meio da multidão disse a Jesus: “Mestre, diga a meu irmão que compartilhe comigo a herança que nosso pai nos deixou ”.

14 Jesus lhe perguntou: “Homem, quem me constituiu juiz ou distribuidor de bens entre vós?”

15 E ele continuou, dizendo a todos:

«Preste atenção! Tenha cuidado com todos os tipos de ganância porque a vida de uma pessoa não depende da abundância dos bens que ela possui.”

16 Então Jesus contou-lhes a seguinte parábola:

“A terra de um homem rico produziu uma grande colheita. 17 Então ele começou a pensar, dizendo consigo mesmo: ‘Não tenho onde armazenar esta colheita. O que vou fazer? 18 Ele disse: ‘Eu sei! Destruirei meus armazéns de grãos e construirei outros maiores. Neles guardarei todos os meus grãos junto com os meus bens.’ 19 Então direi a mim mesmo: ‘Você tem muitos bens armazenados para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se.’

20 Mas Deus lhe disse: ‘Tolo! Esta noite você vai morrer; “Então o que você armazenou, de quem será?” 21 “Isto é o que acontecerá com aquele que acumula riquezas para si, mas não é rico para com Deus”.

TRADUÇÃO DO NOVO EVANGELIZADOR

📖 LEITURA
O que diz o texto?

Alguém pede a Jesus para que ordene ao seu irmão para repartir a herança que havia ganhado. Porém, Jesus o questionou quem o designou como juiz com essa finalidade. Aproveita a ocasião para alertar aqueles que o seguiam quanto a ganância, pois a vida das pessoas não dependiam dos bens.

Conta então a parábola de um homem rico que teve uma grande colheita que sequer cabia nos seus celeiros. Decide então por destruir e construir outros maiores. Assim, acharia-se preparado para comer, beber e desfrutar de sua riqueza. Porém, naquela mesma noite, Deus tomaria a sua vida e pra quem ficaria toda aquela riqueza?

Jesus encerra dizendo que da mesma forma aconteceria com aqueles que acumulam riquezas para si e não para com Deus.

🕯 MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?

* Faço dos bens materiais o centro da minha existência?
* Como podemos equilibrar a vida material e espiritual?

🙏 ORAÇÃO
O que digo a Deus?

Senhor Jesus, na parábola de hoje mostras um homem ganancioso que só pensava em si. Que este ensinamentos chegue até a minha vida e possa encontrar o equilíbrio entre os bens desta terra e os espirituais.

Certa vez ouvi em uma pregação: “a fome de muitos é sinal do desperdício de poucos”. Assim, fazei de mim uma pessoa cada vez mais solidária, e intercedo para que todos possam ter o necessário para sobreviver.

🙇 CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?

“Tenha cuidado com todos os tipos de ganância porque a vida de uma pessoa não depende da abundância dos bens que ela possui.” (v. 15)

🙋‍♀️ AÇÃO
Com o que me comprometo?

* Separar em meu guarda-roupas peças que não uso mais e entregar como doação;
* Buscar acumular primeiro os bens espirituais, de modo a ir construindo o meu caminho rumo ao Reino de Deus.

Acerca de Ramón Pané

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 1, 1-17

Lectio Divina Martes, 17 de Diciembre de 2024 III Semana de Adviento Ciclo C Hugo …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí