Lectio Divina por P. Árysson Magalhães de Brasil
✝️ Misericordia quiero y no sacrificios.
✝️Oração ao Espírito Santo
Espírito Santo Consolador,
concedei-me o dom da fortaleza.
Fortalecei minha alma para superar as dificuldades de cada dia,
os tormentos das perseguições e as insídias do maligno.
Ajudai-me a ser forte em meio às fraquezas espirituais,
para que eu seja sinal de Teu amor e bondade.
Espírito Santo de Luz,
concedei-me o dom da sabedoria.
Que eu tenha o discernimento necessário
para distinguir o mal do bem,
a mentira da verdade,
a guerra da paz.
Que Tua santa sabedoria ilumine
os espaços confusos de minha alma.
Espírito Santo Paráclito,
concedei-me o dom do entendimento,
para que eu compreenda corretamente
a vontade do Pai Celestial para minha vida.
Dai-me entender o próximo com amor,
misericórdia e paz. Que eu compreenda, com todo meu ser,
o amor de Cristo Jesus por mim e pela humanidade.
📜Evangelho Mateo 12, 14-21
Naquele tempo: Os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus.
Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: ’Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual coloco a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito.
Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. Em seu nome as nações depositarão a sua esperança.’
Palavra da Salvação.
📖1 – Leitura – De que fala o texto?
O texto fala de planos maldosos contra Jesus, os fariseus tentar encontrar uma forma matá-lo, no entanto, o Messias segue com o seu propósito e sem se deixar intimidar pelas ameaças. Não podemos entender que a saída de Jesus para outro lugar seja uma fuga, mas como o cumprimento do propósito de Deus, libertar os cativos e romper as estruturar opressoras pautado num novo estilo de vida.
📝2 – Meditação – O que fala o texto?
Jesus ensina que devemos continuar com o propósito de proclamar a libertação mediante a conversão da maneira de agir e pensar mesmo frente às ameaças. O desejo de fazer a vontade de Deus deve sempre superar o medo proveniente das ameaças. Assim como Jesus, sempre agir discretamente assim como disse o profeta Isaías no versículo 19. O texto nos ensina que o despertar para uma conversão sincera se dá pelo testemunho e não somente pela força do “braço” ou do “grito”. O fato de Jesus ter saído de ‘cena’ podemos entender como estratégias para a missão.
🙏🏼3 – Oração
Pai Santo e amado, ensina-nos a sermos discípulos e missionários seus, pessoas tementes a ti e estratégicos na missão evangelizadora. Que a nossa missão aqui na terra seja sempre cativante, que desperte nos corações das pessoas que estão em nossa volta, o desejo de se voltar sempre para o teu coração.
😇4 – Contemplação
“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual coloco a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito.” Mt 12, 18
⛪️🚶🏽5 – Ação
Vimos que Jesus foi estratégico na sua missão. Por isso, peçamos a graça de Deus para que tenhamos as melhores estratégias para evangelizar, uma evangelização que não seja “peso” para as pessoas, que não seja “inconveniente” (uma evangelização que faça as pessoas olharem para Deus com gratidão, por tudo que ele fez até os dias de hoje); que consigamos, com nossas vidas dar bons testemunhos (evangelização silenciosa).