Lectio Divina por Árysson Magalhães de Brasil
Invocação ao Espírito Santo
Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho. Inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, como o devo dizer; o que devo calar, o que devo escrever como devo agir, o que devo fazer para obter a vossa glória, o bem das pessoas e minha própria santficação!
Evangelho Lucas 9, 22-25
Naquele tempo disse Jesus aos seus discipulos: ‘O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia.’ Depois Jesus disse a todos: ‘Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo? Palavra da Salvação.
Leitura – O que diz o texto?
Nesta quinta-feira, entramos na dinâmica do seguimento de jesus em direção do Calvário. No trecho do evangelho de hoje, Jesus afirma que a sua missão será muito dolorosa e logo em seguida, fala das exigências para o seguimento e o prêmio para quem perde a vida em favor do Evangelho: a glória eterna, a ressurreição, a eternidade…
Meditação
Por mais que o seguimento e o discipulado de Jesus pareça para alguns um status, na verdade é um caminho tortuoso o qual Jesus mesmo nos alerta que devemos estar atentos às “percas”, rejeições, incompreensões e o mais extremo, a morte. Para os dias de hoje, o convite de Jesus é uma estratégia de “marketing” nada interessante para aqueles que gostam da zona de conforto, de glórias terrenas. Para obter êxito na missão é necessário um coração desprendido de tudo aquilo que é passageiro: pai, mãe, amigos, casa, etc.
Oração
Senhor Jesus, inflama os nossos corações para sermos desapegados em favor do anúncio da Boa Nova, para que tenhamos sempre a consciência de que a tua graça nos basta, para que sejamos impulsionados a escolher sempre a melhor parte: a liberdade, o Céu.
Contemplação
“É feliz quem a Deus se confia” (Antífona do salmo responsorial); “Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?” (Lc 9, 25)
Ação
Fazer uma análise da nossa caminhada pastoral e perceber as graças que o Senhor tem derramado nas nossas vidas ainda em nesta vida como bom presságio para vida futura, como providência por termos nos confiado em suas mãos.