Lectio Divina por Luís Adriano Correia da Silva de Brasil
0. Invocamos al Espíritu Santo
Em nome do Pai que nos criou.
Do Filho que nos salvou.
E do Espírito Santo que nos santificou.
Texto del Evangelio
Evangelho Segundo São Lucas 12, 35-38
Sede como pessoas que esperam seu Senhor
“Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, vos digo: ele mesmo vai arregaçar sua veste, os fará sentar à mesa e passará para servi-los. E caso ele chegue pela meia-noite ou já perto da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”
1. Lectura, ¿Qué dice el texto?
O texto fala sobre ficar sempre de prontidão. Sobre a nossa conduta de sempre esperar o senhor e sempre aguardar a sua volta. Fala também que a nossa conduta seja aquela como a de quem espera uma pessoa querida voltar de uma festa de casamento e procura sempre estar em estado de serviço, sempre à disposição.
2. Meditación, ¿Qué nos dice Dios en el texto?
3. Oración, ¿Qué le decimos a Dios?
Senhor, que estejamos sempre atentos às necessidades dos que mais precisam de nós. Que saibamos identificar todas as oportunidades de levar dignidade aqueles que não a possuem. Que estejamos sempre de prontidão para os serviços que verdadeiramente nos colocam em comunhão contigo.
Amém.
Sugestão de canção para refletir
4. Contemplación, ¿Cómo interiorizamos la Palabra de Dios?
“Ficai de prontidão”
5. Acción, ¿A qué me comprometo con Dios?
Realizar um gesto concreto que ajude diretamente pelo menos uma pessoa a ter mais dignidade em sua vida. Pode ser a doação de alguma roupa, alimento, agasalho, como também pode ser uma ação efetiva orientando alguém a melhorar sua vida a partir de uma conversa.